Prevenção ao Câncer de Próstata – Campanha Novembro Azul

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

A primeira vez que ouvi Ney Matogrosso foi na adolescência em um trecho de musica cantado pelo meu pai: Porque eu sou é homem… menina eu sou é homem…menina eu sou é homem… E como sou!!

Qual o significado da letra dessa música para um homem conservador como meu pai? Até aqui é fácil deduzir. Para meu pai “Ser Homem” é sinônimo de virilidade e força. Homem não chora… não se abate com sofrimento… não fica doente e não precisa procurar serviço de saúde.

Essa foi a vivência dele e de muitos outros homens. No meio social construíram o conceito de masculinidade a partir dos valores culturais que tiveram acesso na época em que foram criados.

E em 2013 como os homens definiriam a letra dessa música? O que mudou na construção do conceito de “ser homem”? Naturalmente ocorreram muitas mudanças. Os homens ampliaram em muito seu conceito. Hoje são mais companheiros, participam mais ativamente da vida em família e conseguem rever suas posturas nos relacionamentos.

E com relação aos cuidados com a saúde? É comum o homem procurar o serviço de saúde quando apresentam alguma doença aguda ou crônica. Ainda vivemos a necessidade de sensibilizar e e convencer os homens a adotarem um comportamento mais preventivo e de auto cuidado.

É importante saber que:

  • No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens;
  • Em torno de  90% dos casos são curáveis quando diagnosticados na fase inicial;
  • A doença é mais comum em homens com mais de 65 anos e em pessoas com história de câncer de próstata na família. também são mais suscetíveis homens negros e obesos.

Vamos aderir à essa Campanha? Use laços azuis na lapela, converse com seus companheiros, amigos, irmãos, vizinhos… Fale sobre a importância de consultar um médico e realizar o exame clínico e laboratorial para o diagnóstico precoce do Câncer de próstata!

Vamos ampliar o acesso a essa informação!!

 Para saber mais consulte mais materias:

– Prefeitura da Cidade de São Paulo (PDF)

Portal Brasil

Instituto Lado a Lado

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta